Quando surgiu o convite para fazer, junto com outros artistas da @aborda.arte, uma arte para o muro da EMEI Professor Alceu Maynard de Araújo no Bom Retiro, a @carolherszenhut contou que uma das características da escola era a de receber muitas crianças filhas de imigrantes que vivem no bairro. De diversas origens, mas especialmente latino-americanas: bolivianas, venezuelanas, paraguaias e argentinas, assim como eu. Como eu, argentina, e como eu, que se viu ainda criança obrigada a migrar de país, crescer longe de sua terra natal, aprender um novo idioma, uma nova cultura, uma nova forma de existir. ⁠
[EN] When the invitation came to create, together with other artists from Aborda, an art for the wall of EMEI Professor Alceu Maynard de Araújo school in Bom Retiro neighbourhood, Carol Herszenhut said that one of the characteristics of the school was that it received many children of immigrants living in the neighborhood. From different origins, but especially Latin American: Bolivian, Venezuelan, Paraguayan and Argentinean, just like me. Like me, an Argentinian, and like me, who found herself forced to migrate countries as a child, to grow up far from her homeland, to learn a new language, a new culture, a new way of existing. ⁠
Como inspiração para o desenho, usei a tradição boliviana de "Alasitas", um evento cultural anual em homenagem a Ekeko, o deus aymara da abundância. ⁠A festa, que acontece no final de janeiro, é marcada pela benção das alasitas - miniaturas daquilo que se deseja conquistar naquele ano. ⁠ Misturei essa tradição com uma outra, de origem oriental, o "Tanabata Matsuri", que acontece no sétimo dia do sétimo mês do ano. Nessa festa, é costume escrever desejos em folhas de papel coloridas (tanzakus 🎋) e amarrar a galhos de bambu em formato de árvore. Ao final, a estrutura é queimada para que a fumaça leve os desejos ao céu e sejam atendidos pelas estrelas Vega e Altair, personagens da lenda que dá origem à festa. ⁠ Nas minhas alasitas / ⁠tanzakus, representei um desejo que é muito presente quando se é imigrante: uma casa.⁠ Uma cidade acolhedora. Um lar.⁠ E que, nesse ano que se inicia, as estrelas possam nos ouvir! ⁠
As inspiration for the design, I used the Bolivian tradition of "Alasitas", an annual cultural event in honor of Ekeko, the Aymara god of abundance. ⁠The festival, which takes place at the end of January, is marked by the blessing of the alasitas - miniatures of what you want to achieve that year. ⁠ I mixed this tradition with another, of eastern origin, "Tanabata Matsuri", which takes place on the seventh day of the seventh month of the year. At this party, it is customary to write wishes on colored sheets of paper (tanzakus 🎋) and tie them to bamboo branches in the shape of a tree. At the end, the structure is burned so that the smoke takes wishes to the sky and they are granted by the stars Vega and Altair, characters from the legend that gave rise to the party. ⁠ In my alasitas / ⁠tanzakus, I represented a desire that is very present when you are an immigrant: a home.⁠ A welcoming city. A home.⁠ And that, in this new year, the stars can hear us! ⁠
O muro de mais de 20 metros foi pintado em uma ação coletiva que reuniu artistas admiráveis, também amigos queridos (vai lá no perfil deles pra ver os murais prontos): @priii_barbosa@lunabastos_@somosdrom (@jamairapacheco & @santiago.panichelli), @pedroluiss e @cabeca.de.xicara, que fez assistência e também deixou sua marca.⁠ ⁠Que orgulho fazer parte dessa turma! Obrigada @carolherszenhut e @aborda.arte por essa festa ❤️
📍EMEI Professor Alceu Maynard de Araújo 
R. Neves de Carvalho, 780 - Bom Retiro, São Paulo/SP
Agenciamento e produção: Aborda (@aborda.arte)⁠

You may also like

Back to Top