Série: “Se o inverno está chegando, a primavera não está distante”, 2024
aquarela sobre papel canson 200 g/m2
15 x 21 cm
aquarela sobre papel canson 200 g/m2
15 x 21 cm
“Não há lua, e a primavera não é a mesma do passado; só o meu corpo é o mesmo” - Ariwarano Narihira - de quando o poeta visita a antiga residência da namorada, que não mais se encontrava nesse lugar. A ausência da protagonista acaba por mudar tanto a lua como a primavera de um lugar; seu corpo é o mesmo, mas o ambiente, ou seja o mundo, muda e essa mudança é irreversível. [em “Tempo e Espaço na cultura japonesa”, Shuichi Kato, Editora Liberdade]
Fagulha
Ana Cristina C
Ana Cristina C
Abri curiosa
o céu.
Assim, afastando de leve as cortinas.
Eu queria entrar,
coração ante coração,
inteiriça
ou pelo menos mover-me um pouco,
com aquela parcimônia que caracterizava
as agitações me chamando
Eu queria até mesmo
saber ver,
e num movimento redondo
como as ondas
que me circundavam, invisíveis,
abraçar com as retinas
cada pedacinho de matéria viva.
o céu.
Assim, afastando de leve as cortinas.
Eu queria entrar,
coração ante coração,
inteiriça
ou pelo menos mover-me um pouco,
com aquela parcimônia que caracterizava
as agitações me chamando
Eu queria até mesmo
saber ver,
e num movimento redondo
como as ondas
que me circundavam, invisíveis,
abraçar com as retinas
cada pedacinho de matéria viva.
Eu queria
(só)
perceber o invislumbrável
no levíssimo que sobrevoava.
Eu queria
apanhar uma braçada
do infinito em luz que a mim se misturava.
Eu queria
captar o impercebido
nos momentos mínimos do espaço
nu e cheio
Eu queria
ao menos manter descerradas as cortinas
na impossibilidade de tangê-las
Eu não sabia
que virar pelo avesso
era uma experiência mortal.
(só)
perceber o invislumbrável
no levíssimo que sobrevoava.
Eu queria
apanhar uma braçada
do infinito em luz que a mim se misturava.
Eu queria
captar o impercebido
nos momentos mínimos do espaço
nu e cheio
Eu queria
ao menos manter descerradas as cortinas
na impossibilidade de tangê-las
Eu não sabia
que virar pelo avesso
era uma experiência mortal.
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