Ilustrações para o livro "Carolina vai ao Malawi", editado pela Sustenidos Organização Social de Cultura. Como parte do MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), Maria Carolina, estudante de música no Projeto Guri, passou um período trabalhando como voluntária na Music Crossroads, academia de música do Malawi, no Sudeste da África e relata a experiência. 

Desde 2015, o MOVE é realizado no Brasil pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora do Projeto Guri no interior, litoral e Fundação CASA. A cada ano, seis jovens ex-alunos e educadores do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – passam uma temporada de dez meses nos outros países participantes: Noruega, Malawi e Moçambique. Da mesma forma, a cada ano, seis jovens músicos e musicistas desses países passam dez meses trabalhando como voluntários nos polos de ensino do Projeto Guri e em outras organizações parceiras.

“Após alguns anos de colaboração entre as organizações, tivemos a ideia de elaborar livros infantis que contassem um pouco sobre a experiência de ser estrangeiro e viver em outro país. Cada livro fala sobre aspectos da cultura do local retratado: são apresentados costumes, músicas, brincadeiras infantis, lendas, roupas, comidas … e os narradores vão tentando entender as diferenças e semelhanças entre a cultura brasileira e a do país onde estão vivendo.  Esperamos que esta coleção desperte nas crianças a curiosidade em relação ao mundo, a coragem de conhecer o novo e o respeito por aquilo que é diferente”, conta Alessandra Costa, autora dos livros e diretora executiva da Sustenidos.  
Ficha técnica: Carolina vai ao Malawi
Texto: Alessandra Fernandez A. Costa
Ilustrações: Purpurina – Comunicações e Cultura – Eva Uviedo
Pesquisa: Ananda Miranda e Alessandra Fernandez A. Costa
Edição: Maria Eugênia Menezes e Helen Valadares
Revisão: Maria Eugênia Menezes
Design gráfico: Kelly Sato

You may also like

Back to Top